- Núcleo de Estudantes de Antropologia -

3/31/2005

1º Workshop de Técnicas de Procura de Emprego

Teve lugar nos dias 29, 30 e 31 de Março o primeiro Workshop de Técnicas de Procura de Emprego resultado de uma parceria entre o Pelouro das Saídas Profissionais do NEA/AAC e a UNIVA/AAC.

Neste Workshop foram abordadas temáticas como a elaboração correcta de um Curriculum Vitae, de cartas de resposta a anúncios, apresentação espontânea, e postura em entrevistas, havendo ainda espaço para a prática de todos estes ensinamentos, bem como a simulação de uma entrevista de emprego.

No final do Workshop foi ainda entregue a cada participante um “Manual de procura de Emprego” em formato CD-ROM, bem como uma lista de possíveis entidades empregadoras na nossa área, realizada pela coordenadora do Pelouro de Saídas Profissionais do NEA/AAC.

Esperamos que tenha sido do agrado dos participantes, mas mais ainda que um dia lhes seja útil, fica aqui aberto o espaço a comentários.
Image hosted by Photobucket.com

"O melhor Antropólogo é aquele que está vivo..."


Aconteceu no passado dia 30 de Março no Anfiteatro 2 do nosso Departamento mais um capítulo das Conversas Com..., desta feita o convidado pelo NEA/AAC foi o Dr. Gonçalo Duro dos Santos, a quem desde já queremos expressar o nosso profundo reconhecimento.
A conversa teve início com uma apresentação pelo próprio do trabalho de campo realizado no âmbito do seu Doutoramento, em Guandong no Sudeste da China. De seguida a discussão abordou os mais diversos tópicos, incluindo considerações sobre a vida prática de um Antropólogo a realizar trabalho de campo, bem como considerações teóricas acerca da realização deste.
Foi de facto uma excelente oportunidade o facto de em primeira-mão podermos fazer todo o tipo de questões, pois o ambiente foi o de uma conversa entre colegas, sobre questões práticas e teóricas que estão ligadas com a nossa futura prática enquanto Antropólogos.
Finalmente foi um prazer o facto de que aliado a este ambiente "familiar" estivesse a apresentação de um trabalho profundo e pertinente cientificamente, que sem dúvida despertou o interesse pelo contexto Asiático aos presentes.
De anunciar ainda que o Dr. Gonçalo Duro dos Santos teve a amabilidade de oferecer uma cópia da sua tese de Doutoramento, com todo o material anexo, ao NEA/AAC, ficando este incumbido da responsabilidade de a entregar á Biblioteca do nosso Departamento.

Image hosted by Photobucket.com

Agradecemos também aos presentes, por favor deixem aqui a vossa opinião.

3/30/2005

Conselho Consultivo Alargado do NEA/AAC

Image hosted by Photobucket.com

Ao abrigo do artigo 26º (Secção IV) do Regulamento Interno do NEA/AAC, terá lugar um conselho consultivo do NEA/AAC alargado a todos os estudantes de Antropologia tendo em vista a discussão dos seguintes assuntos:

1. Problemas do Departamento à luz da Lei de Finaciamento
2. Actividades do NEA/AAC
3. Outros assuntos

3/23/2005

Agradecimento - Convívio

O convívio correu bem a semana passada, e agora que esta tudo mais calmo é altura de fazer os agradecimentos devidos.

Primeiro à RUC, Rádio Universidade de Coimbra 107.9, como todos devem saber...

Ora quem Segunda e Terça-feira acordou cedo e ouviu esta estação pode constatar que no programa “Saco Azul” o convívio foi publicitado, entradas foram oferecidas e passou mesmo um “spot”.

Image hosted by Photobucket.com

Fica aqui o agradecimento não só pela publicidade mas também pela extrema paciência dos técnicos e locutores da RUC que nos ajudaram a criar o “spot”, sendo pacientes o suficiente para lidar com leigos nesta matéria.

Para a próxima fica garantido, os cartazes terão o símbolo da RUC, para demonstrar o suporte que esta estação nos tem dado.
Image hosted by Photobucket.com

Workshop de Fotografia


Ok, já temos os resultados do sorteio que nos permite designar a “ordem de entrada” para o Workshop de Fotografia. Pedimos a vossa compreensão para o facto de abrir-mos apenas 18 vagas mas as limitações de espaço do laboratório de fotografia bem como da disponibilidade do formador são imperativas. O processo do sorteio pareceu-nos tão injusto como a própria vida, ou seja aleatório e baseado apenas na sorte de cada um, sem dúvida a forma mais justa. Mais informação será aqui revelada, por favor exprimam as vossas dúvidas em comentários a este post. Assim sendo, segue uma transcrição exacta do aviso afixado nos corredores do Departamento.


Aviso:

De acordo com o sorteio efectuado publicamente no Departamento de Antropologia dia 21 de Março de 2005 pelas 14 horas, os seguintes 18 alunos pré-inscritos para a realização do Workshop de Fotografia foram seleccionados.

1 Vera silva
2 Bruno Nascimento
3 Patrícia Antunes
4 Pedro Costa
5 Teresa Carmo
6 Miguel Pinho
7 Hugo Castro
8 Bernardete Soares
9 Pedro Valente
10 Ana Carina
11 João Figueiredo
12 Ricardo Moreira
13 Luís Medina
14 Emanuel Merêncio
15 José Arruda
16 Lara Teixeira
17 Sara Diogo
18 Marina Lourenço

Os seguintes alunos encontram-se em situação de suplentes, podendo participar no Workshop em caso de desistências, contando para a ordem de entrada a ordem deste mesmo sorteio.

19 Cláudia Piriquito
20 Cristina Pombal
21 Sabina Marques
22 Cláudia Costa
23 Nuno Morgado
24 Rui Carvalho
25 Patricia Ivo
26 Bruna Ascenso
27 Ana Cláudia R. Magalhães
28 Tânia Madureira
29 Filipa Martins
30 Rolando Melo
31 Manuela Restivo
32 Eloísa Valdês
33 Rui Magalhães
34 Maria Francesca Valli
35 Inês Elias

A fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre este processo, por favor contactem o NEA/AAC. O programa do Workshop será divulgados oportunamente, pede-se então aos 18 alunos seleccionados que paguem a inscrição no valor de 15€ até à data limite de 1 de Abril, dirigindo-se à sala do NEA/AAC (quarto andar do departamento), ou contactando pessoalmente o responsável Nuno Morgado (964553504).

Em caso de não pagamento até à data limite as inscrições serão anuladas, dando lugar a suplentes.

3/14/2005

FORUM 2005

O Fórum AAC 2005 realizou-se este fim de semana (12 e 13 de Março), no Pólo II, mais precisamente no Departamento de Engenharia Electrotécnica.
Este ano os trabalhos foram divididos por sete paineis, estanto o NEA/AAC representado em três. Assim estivemos representados nos paineis de Pedagogia, Emprego e Saídas Profissionais e U.C. à Lupa. Os restantes paineis foram Financiamento, Acção Social, Autonomia e Bolonha/Internacionalização. Apesar disto os resultados foram discutidos por todos no Domingo, sendo a posição dos alunos de Antropologia defendida em todos estes aspectos.
Image hosted by Photobucket.com

Todos os resultados finais serão divulgados pela DG/AAC.

O "Notas" revisitado

Ok, finalmente estamos a receber mais comentários, este facto deixa-me feliz pois demonstra um crescente interesse e principalmente uma crescente disponibilidade de tempo por parte dos alunos para se dedicarem a deixar aqui algo de seu.

Mas a finalidade deste post não é a de agradecer a quem já aqui comentou mas antes fomentar a discussão. Como editor do Notas existem alguns aspectos sobre os quais gostaria de apresentar o meu ponto de vista. É claro que após Barthes ter “morto” o “autor” a minha opinião é tão boa como outra qualquer.

O primeiro ponto que gostaria de focar é sobre a forma, e não o conteúdo, do Notas.

A questão da escolha da fonte da letra:

A razão porque esta fonte foi escolhida é bastante simples: tem um toque de escrita à mão que conceptualmente nos pareceu jogar bem com o título “Notas de Campo”. Se alguém não conseguiu ler este Notas, por favor comente este post que nós comprometemo-nos a disponibilizar os ficheiros dos artigos no blog de forma mais legível. O resto dos leitores não se preocupem, pois o nosso projecto é realizar cada Notas com um “aspecto” diferente, daí que o próximo irá certamente ter outra fonte de letra, e teremos em conta os vossos comentários, será mais legível.

Quanto à questão dos espaçamentos e da formatação dos parágrafos:

Seguindo a ideia atrás apresentada, a razão porque pedi que os meus textos fossem formatados como “rectângulos perfeitos” é meramente conceptual. A escolha do design deste Notas teve como tema uma escola artística, De Stijl, a que a obra de Mondrian na capa alude, os próximos serão diferentes. É este o nosso projecto, e acreditem dá bastante trabalho não usar templates.

É neste ponto que vou dar a minha leitura muito subjectiva do processo criativo do Notas. O meu editorial foca a questão dos quadrados em branco com que o reitor decidiu cobrir a Alta de Coimbra. Ora quando pela primeira vez me deparei com esta “guerra” que está a ser travada nas paredes o que os quadrados brancos me lembraram foi a arte do movimento De Stijl, e interiormente ironizei que o reitor deveria ter aderido a este movimento.

Então a obsessão de artistas como Mondrian pelo novo (e nós somos novos no nea/aac) e a sua crença que a melhor forma de traduzir a natureza são as formas geométricas simples (com um preferência pelos quadrados e rectângulos tal como o reitor…) pareceu-me fantástica para um novo design do Notas de Campo, tendo em conta também o meu editorial. E aqui mais uma vez foco que este novo design tem a validade de um número, para o próximo todo um grupo de significados novos será criado, e em princípio por outros membros do conselho editorial.


Agora passando para um ponto mais espinhoso que é o do conteúdo:

Quem aqui comentou a validade dos anteriores Notas de Campo claramente não percebeu que o que aqui está em jogo é o actual. Isto é uma injustiça para o actual conselho editorial (que está em pulgas é para saber o que acham apenas deste) e principalmente para antigos conselhos editoriais que não se podem defender nesta página da mesma forma que nós. Por favor vamos sarar as eventuais “feridas” que resultaram da transição de mandatos do NEA/AAC.

Finalmente gostava de mais uma vez defender que é minha posição pessoal que todos os contributos voluntários para o Notas têm o mesmo valor, cultural ou outro. È com grande pesar que vejo contributos serem denegridos (catalogados como “xaxa”) ou especialmente louvados, pois compreendo que todos implicaram um dispêndio de tempo pessoal que é a base não só do NEA/AAC mas da própria AAC, e é louvável por si só.

Por favor não “pesem” numa balança de “mercearia” os frutos da dedicação de todos aqueles que desde que o Notas existe nele ofereceram o melhor que tinham para dar, nas presentes condições e com todas as dificuldades que se põem ao trabalho voluntário na conjectura actual.

Sites em que o pessoal se pode divertir/saber mais sobre os assuntos aqui expostos:

Para uma descrição do Movimento De Stijl:

http://www.artlex.com/ArtLex/d/destijl.html

Para brincar com a arte deste movimento (talvez o reitor tenha passado por aqui…)

The Mondrian Machine:
http://www.ptank.com/mondrian/


João de Castro.

3/10/2005

Propostas de cartaz para o 1º convívio de Antropologia

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

- Comentem o Notas de Campo aqui -

Comentários recebidos sobre o 5º Notas de Campo, até agora:


"
Anonymous said...
olá! Fiquei muito contente por que o nº 5 do notas de campo não perdeu qualidade em relação aos numeros anteriores, pelo contrário, acho que tem mais conteudo e menos noticias de xaxa!
Sexta-feira, 04 Março, 2005


ana said...
Tb acho que a escolha da fonte não foi a melhor; deviam optar por algo mais sobrio. Acho que para o proximo artigo sobre as fraudes nao deviam falar sobre Piltdown, pois toda a gente ja sabe essa historia, ta mais que batida. Surpreendam!!!!
Sábado, 05 Março, 2005


Anonymous said...
Mas que engraçado!! Notícias da xaxa?? Com que então os antigos notas tinham noticias da xaxa... muito bem, há quem seja culto e há quem seja inculto, temos de dar o desconto... Por isso não critico nem um nem outro, pois não tenho por hábito criticar o trabalho dos outros, só o meu... Fiquem bem...
Segunda-feira, 07 Março, 2005


Narcisista said...
A escolha da fonte não é boa, torna-se demasiado cansativa, e tem tomar mais atenção a formatação dos parágrafos para evitar espaçamentos desadequados. Tirando isso está bom. Sugiro que para o próximo notas falem do homem de Piltdown já que decidiram falar sobre fraudes da Antropologia.
Sexta-feira, 04 Março, 2005



Caralhão Lanceta said...
O Caralhão Lanceta ataca...
Quinta-feira, 10 Março, 2005 "




O NEA/AAC agradece as críticas construtivas...

3/02/2005

Notas de Campo # 5