3/14/2005

O "Notas" revisitado

Ok, finalmente estamos a receber mais comentários, este facto deixa-me feliz pois demonstra um crescente interesse e principalmente uma crescente disponibilidade de tempo por parte dos alunos para se dedicarem a deixar aqui algo de seu.

Mas a finalidade deste post não é a de agradecer a quem já aqui comentou mas antes fomentar a discussão. Como editor do Notas existem alguns aspectos sobre os quais gostaria de apresentar o meu ponto de vista. É claro que após Barthes ter “morto” o “autor” a minha opinião é tão boa como outra qualquer.

O primeiro ponto que gostaria de focar é sobre a forma, e não o conteúdo, do Notas.

A questão da escolha da fonte da letra:

A razão porque esta fonte foi escolhida é bastante simples: tem um toque de escrita à mão que conceptualmente nos pareceu jogar bem com o título “Notas de Campo”. Se alguém não conseguiu ler este Notas, por favor comente este post que nós comprometemo-nos a disponibilizar os ficheiros dos artigos no blog de forma mais legível. O resto dos leitores não se preocupem, pois o nosso projecto é realizar cada Notas com um “aspecto” diferente, daí que o próximo irá certamente ter outra fonte de letra, e teremos em conta os vossos comentários, será mais legível.

Quanto à questão dos espaçamentos e da formatação dos parágrafos:

Seguindo a ideia atrás apresentada, a razão porque pedi que os meus textos fossem formatados como “rectângulos perfeitos” é meramente conceptual. A escolha do design deste Notas teve como tema uma escola artística, De Stijl, a que a obra de Mondrian na capa alude, os próximos serão diferentes. É este o nosso projecto, e acreditem dá bastante trabalho não usar templates.

É neste ponto que vou dar a minha leitura muito subjectiva do processo criativo do Notas. O meu editorial foca a questão dos quadrados em branco com que o reitor decidiu cobrir a Alta de Coimbra. Ora quando pela primeira vez me deparei com esta “guerra” que está a ser travada nas paredes o que os quadrados brancos me lembraram foi a arte do movimento De Stijl, e interiormente ironizei que o reitor deveria ter aderido a este movimento.

Então a obsessão de artistas como Mondrian pelo novo (e nós somos novos no nea/aac) e a sua crença que a melhor forma de traduzir a natureza são as formas geométricas simples (com um preferência pelos quadrados e rectângulos tal como o reitor…) pareceu-me fantástica para um novo design do Notas de Campo, tendo em conta também o meu editorial. E aqui mais uma vez foco que este novo design tem a validade de um número, para o próximo todo um grupo de significados novos será criado, e em princípio por outros membros do conselho editorial.


Agora passando para um ponto mais espinhoso que é o do conteúdo:

Quem aqui comentou a validade dos anteriores Notas de Campo claramente não percebeu que o que aqui está em jogo é o actual. Isto é uma injustiça para o actual conselho editorial (que está em pulgas é para saber o que acham apenas deste) e principalmente para antigos conselhos editoriais que não se podem defender nesta página da mesma forma que nós. Por favor vamos sarar as eventuais “feridas” que resultaram da transição de mandatos do NEA/AAC.

Finalmente gostava de mais uma vez defender que é minha posição pessoal que todos os contributos voluntários para o Notas têm o mesmo valor, cultural ou outro. È com grande pesar que vejo contributos serem denegridos (catalogados como “xaxa”) ou especialmente louvados, pois compreendo que todos implicaram um dispêndio de tempo pessoal que é a base não só do NEA/AAC mas da própria AAC, e é louvável por si só.

Por favor não “pesem” numa balança de “mercearia” os frutos da dedicação de todos aqueles que desde que o Notas existe nele ofereceram o melhor que tinham para dar, nas presentes condições e com todas as dificuldades que se põem ao trabalho voluntário na conjectura actual.

Sites em que o pessoal se pode divertir/saber mais sobre os assuntos aqui expostos:

Para uma descrição do Movimento De Stijl:

http://www.artlex.com/ArtLex/d/destijl.html

Para brincar com a arte deste movimento (talvez o reitor tenha passado por aqui…)

The Mondrian Machine:
http://www.ptank.com/mondrian/


João de Castro.

7 Comments:

Blogger Narcisista said...

Quero deixar bem claro que em nenhum momento nos meus comentários anteriores tencionava atacar esta edição do Notas ou valorizar as outras, mas enquanto um dos responsáveis pelos anteriores Notas não poderia deixar passar em claro uma crítica tão mal argumentada, aliás espero ter deixado bem ressalvado que qualquer comparação com os outros Notas que não o Zero seria injusta fruto da experiência que fomos adquirindo, e que vocês tambem vão adquirir.

Agora voltando às críticas, quanto à fonte creio que já tudo foi dito, a razão da escolha é perfeitamente compreensível, infelizmente comprometeu a inteligibilidade do Notas. Acontece.

Já a formatação dos parágrafos é um problema mais chato porque no essencial, é um problema recorrente ao utilizar-se o justified nos processadores de texto, e que apenas se resolve com constantes calibrações e afinações das caixas de texto e do próprio texto.

Em relação aos conteúdos eu realmente preferia não comentar, mas creio que chega dizer que as contribuições de quem quer que seja nunca foram muitas e não me parece crível que isso se altere num futuro próximo, e que portanto qualquer contributo é/será fruto da dedicação dos editores.

segunda-feira, 14 março, 2005  
Blogger Eloísa said...

Em relação aos parágrafos só queria dizer, tal como o João, que a sua ausência foi fruto do conceito estílistico deste Notas. Acrescento ainda, para os interessados que este Notas NÃO foi realizado num processador de texto, nem Word, nem Publisher, foi feito com o Photoshop.

Eloísa Valdes

terça-feira, 15 março, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Caralhão Lanceta ataca de novo...
Mija sobre o movimento mondrian,de stijl e sobre as fontes...

sábado, 19 março, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Um blog serve para tudo e mais alguma coisa... todas as opiniões são tidas em conta por mim, mas o que tenho visto no blog, referindo só e exclusivamente o "cara* lanceta ataca", faz-me pensar que quem escreve este género de comentários possui um vocabulário muito limitado, pois mesmo tendo em conta a quantidade de palavras que se podem chamar de calão, a escolha destas poderia ser maior........e melhor.
Quanto aos outros comentários, agradeço as criticas construtivas de algumas pessoas, pois elas, indirectamente, contribuem para que eu, nos próximos "Notas", tenha mais ideias. Um muito obrigado, da minha parte, a todos que escreveram até agora. E escrevam mais. Afinal de contas, para que é que serve um blog? E um boletim como o "Notas de campo"?

domingo, 20 março, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Pois é... seria de esperar que alguém conhecedor de Bocage (ou que pelo menos leu 1 verso do "SONETO DO PRAZER EFÊMERO", /Tem entre as pernas caralhaz lanceta/, o que aparentemente lhe terá sido bastante inspirador...) não tenha melhor forma de se expressar do que a vulgar ordinarice, brejeira e de gosto duvidoso. O próprio Bocage ficaria indignado com tal falta de nível!

P.S. - Recomendação de leitura dedicada ao "Caralhão Lanceta" - "SONETO DO CARALHO DECADENTE"

domingo, 20 março, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Olá, entrei no "Notas" e fiquei desiludida com tanta
"inveja" uns de outros, no passado e do presente, porque não se unem? Não acham que quem tem mais experiencia deveria eninar...seria mais
util que criicar não?
Desculpem lá mas sou mãe de uma colega v/ e acho de muita imaturidade certos comentários. Parece que caminham para as politiquices deste Portugal, onde todos falam e não dizem nada de certo e concreto. Unam forças, afinal v/ todos são antropologos ou não? Há que mostrar dignidade desde o iníco se querem ser crediveis.
Luisa B.

terça-feira, 29 março, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Depois de umas férias pascais, o caralhão lanceta contra-ataca.
Ele chegou,viu e fornicou o juízo a muitas pesssoas. O efeito parece que foi doloroso mas eficaz, já que começaram ja a falar dele.
Em termos de cultura geral, não vão por aí,porque nisso ele tem mais que voçês tdos juntos.
E sabem o que mais?
Tou-me a cagar para voçês todos.

quarta-feira, 30 março, 2005  

Enviar um comentário

<< Home