3/31/2005

"O melhor Antropólogo é aquele que está vivo..."


Aconteceu no passado dia 30 de Março no Anfiteatro 2 do nosso Departamento mais um capítulo das Conversas Com..., desta feita o convidado pelo NEA/AAC foi o Dr. Gonçalo Duro dos Santos, a quem desde já queremos expressar o nosso profundo reconhecimento.
A conversa teve início com uma apresentação pelo próprio do trabalho de campo realizado no âmbito do seu Doutoramento, em Guandong no Sudeste da China. De seguida a discussão abordou os mais diversos tópicos, incluindo considerações sobre a vida prática de um Antropólogo a realizar trabalho de campo, bem como considerações teóricas acerca da realização deste.
Foi de facto uma excelente oportunidade o facto de em primeira-mão podermos fazer todo o tipo de questões, pois o ambiente foi o de uma conversa entre colegas, sobre questões práticas e teóricas que estão ligadas com a nossa futura prática enquanto Antropólogos.
Finalmente foi um prazer o facto de que aliado a este ambiente "familiar" estivesse a apresentação de um trabalho profundo e pertinente cientificamente, que sem dúvida despertou o interesse pelo contexto Asiático aos presentes.
De anunciar ainda que o Dr. Gonçalo Duro dos Santos teve a amabilidade de oferecer uma cópia da sua tese de Doutoramento, com todo o material anexo, ao NEA/AAC, ficando este incumbido da responsabilidade de a entregar á Biblioteca do nosso Departamento.

Image hosted by Photobucket.com

Agradecemos também aos presentes, por favor deixem aqui a vossa opinião.